Florianópolis foi fundada em 1673 e desde então vem acumulando eventos e histórias que são contados por nossos pontos turísticos. Por isso, separamos aqui algumas opções para que você, sua família e amigos conheçam nossa Floripa de uma forma divertida e dinâmica.
Ponte Hercílio Luz
Centro da Ilha
A Ponte Hercílio Luz hoje é um dos principais pontos turísticos de Floripa, visto que é um importante patrimônio artístico, cultural e arquitetônico de nossa região. Com estrutura de aço e arquitetura Art Déco, a ponte que inicialmente tinha o simples papel de interligar a ilha com o continente, é hoje um excelente ponto turístico que merece ser visitado por todos.
O que fazer:
Seja de manhã, à tarde ou à noite é possível atravessar a ponte, no entanto, nos finais de semana, a ponte fica aberta apenas para pedestres. O mirante da ponte também permite uma vista panorâmica da região e ao redor da atração possui alguns quiosques para comprar souvenirs.
Mercado Público
Centro da Ilha
O nosso mercado municipal é um importante cartão postal e vale a pena ser visitado, seja para fazer compras, tomar uma cerveja com amigos ou se deliciar com a culinária diversificada que o ponto oferece.
Todo grande centro tem seu “mercadão municipal” e o grande impacto histórico que essas estruturas traziam para economia regional e em Florianópolis não seria diferente.
O que fazer:
Horário de funcionamento:
7h às 19h em dias úteis e das 7h às 14h aos sábados. Os bares poderão funcionar em dias úteis até 22h e, nos fins de semana e feriados até às 17h.
Museu Histórico
Centro da Ilha
O Museu Histórico de Santa Catarina fica sediado no Palácio Cruz e Souza (também conhecido como Palácio Rosado). A estrutura que já foi palco de importantes momentos históricos de nosso país, hoje possui diversas exposições sobre a história e geografia regional.
O que fazer:
Para visitar o Palácio é necessário reservar com antecedência pelo telefone (48) 36656363.
Horário de funcionamento:
As visitas ocorrem de segunda à sexta das 13hs às 17hs e aos sábados das 10hs às 14hs.
Beira Mar Norte
Centro da Ilha
De um lado prédios luxuosos e de outro o mar, a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, carinhosamente conhecida como Beira Mar, é um importante cartão postal de Floripa e eventualmente você passará por ela, uma vez que ela é o principal trajeto que conecta o norte com o sul da ilha.
O que fazer:
Na Beira mar você pode tanto caminhar, pedalar, fazer compras nas feirinhas que são distribuídas em todo trajeto da orla, como também pode aproveitar os diversos bares e restaurantes localizados na avenida.
Horário de funcionamento:
Como é uma via pública a Orla está sempre disponível, porém para aproveitar melhor o local sugerimos que vá no fim de semana (por conta das barraquinhas de comida e artesanato) ou nos horários de pôr-do-sol.
Mirante do Morro da Cruz
Centro da Ilha
A uma altitude de 280 metros e com uma das vistas panorâmicas mais impactantes de Florianópolis, no Mirante do Morro da Cruz é possível avistar todo centro da cidade e porções da parte continental de Floripa e do sul da Ilha.
O que fazer:
O pôr do sol lá é incrível. Tenha certeza que belas fotografias serão tiradas lá.
Horário de funcionamento:
Aberto de domingo a domingo das 08h30 às 18h30.
Santo Antônio de Lisboa
Norte da Ilha
Santo Antônio de Lisboa é um importante distrito turístico de Florianópolis por exalar cultura e história açoriana, e por isso esteja preparado para uma imersão na cultura portuguesa vinda dos Açores. A região também é uma das poucas do norte de Floripa que ainda mantém um estilo de vida pacato e uma ambientação colonial.
O que fazer:
Com uma belíssima vista da parte continental e central de Florianópolis, a praia de Santo Antônio conta com bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e atividades que mesclam a cultura local com a açoriana.
Horário de funcionamento:
É possível visitar Santo Antônio de Lisboa todos os dias, porém irá aproveitar bem mais se for visitar nos fins de semana por conta das feirinhas de artesanato. Outra dica é ir durante o pôr-do-sol uma vez que a vista é incrível.
Lagoa da Conceição
Leste da Ilha
A Lagoa da Conceição é um dos destinos mais procurados por turistas que visitam a ilha, tanto para conhecer a laguna e o bairro de mesmo nome que a rodeia. Além da beleza, há uma diversidade bem rica no local que o torna ponto de encontro para vários públicos.
O que fazer:
Ir a lagoa é um lazer certeiro. Além de bares e restaurantes, a região também oferece diversas atividades para se conectar com a natureza. Lá é possível realizar alguns esportes náuticos, passear na Avenida das Rendeiras, conhecer as dunas, admirar a vista no Mirante do Morro da Lagoa e entre outras opções.
Horário de funcionamento:
É possível visitar Lagoa da Conceição todos os dias.
Dunas da Joaquina
Leste da Ilha
As dunas são um dos maiores atrativos naturais de Florianópolis. Os bancos de areia fina e branca que são espalhadas com o vento formando desafiadoras elevações estão espalhadas por toda ilha, no entanto, as Dunas mais famosas ficam localizadas entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina.
O que fazer:
Ideal para toda família, as Dunas não só oferecem belas paisagens como também permite caminhadas, deslizar pelas e até algumas atividades como sandboard.
Horário de funcionamento:
É possível visitar as dunas todos os dias.
Ilha do Campeche
Norte da Ilha
Há 1,5km de distância da Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Campeche é Patrimônio Arqueológico e Paisagístico e por conta disso tudo é muito preservado e cuidado. Com praias calmas e de
O que fazer:
Ideal para toda família. É possível desfrutar as praias e trilhas, no entanto, é necessário muita antecedência para organizar o passeio visto que há limitação na ocupação da ilha.
Horário de funcionamento:
É necessário agendar a visita com antecedência com as embarcações que realizam o translado dos visitantes até a ilha.
Ribeirão da Ilha
Sul da Ilha
Ribeirão da Ilha é um importante ponto histórico de nossa ilha e os moradores mantêm vivo a cultura açoriana em seu estilo de vida, arquitetura e economia. É importante ressaltar que a região é a maior produtora de ostras no Brasil e por conta disso se formou uma importante via gastronômica para moradores e visitantes degustarem a rica culinária local.
O que fazer:
Bem no sul da Ilha, o Ribeirão da Ilha é bem extenso e conta com diversas atividades, entre as principais envolve algumas praias, admirar as gigantescas estruturas de produção de ostras e claro, a riquíssima culinária da região que tem a ostra e outros moluscos e crustáceos predominante nos pratos.
Horário de funcionamento:
É possível visitar Santo Antônio de Lisboa todos os dias, porém irá aproveitar bem mais se for visitar nos fins de semana por conta das feirinhas de artesanato. Outra dica é ir durante o pôr-do-sol uma vez que a vista é incrível.
FALE CONOSCO
Prof. Ari Kardec Bosco de Melo, 147 – Praia Brava
reservas@praiabrava.com | Fone: +55 48 3284-1155